sábado, 10 de outubro de 2009

CABELOS

A palavra cabelo vem do latim: capĭllus. Temos em média 3 milhões e meio de fios capilares, eles crescem em média 1 cm por mês. Diferenciam-se dos pêlos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares. Também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura.
Principais tipos de cabelos:

1. SECOS
São cabelos não sedosos, devido à pouca produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, não sendo suficiente para lubrificar o cabelo até as pontas, causando pouca hidratação. Consequentemente, o cabelo tem pouco brilho e é quebradiço.

2. NORMAIS
Eles são macios, a produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, é equilibrada e regular, de modo a lubrificar o cabelo da raíz às pontas. Não têm excesso de oleosidade na raiz nem pontas ressecadas. Dispensam grandes cuidados para exibir um aspecto brilhante e saudável.

3.OLEOSOS
Eles tem alto teor de oleosidade, devido à produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.Ficam com aspecto sujo muito rapidamente. Passar a mão nos cabelos e utilizar água muito quente durante a lavagem potencializa a oleosidade. O cabelo oleoso tende a ter a irrigação distribuída ao longo dos fios, diminuindo a irrigação na raíz, o que aumenta a perda de cabelo.

4.MISTOS
Possuem características de cabelos oleosos e secos, ou seja, o couro cabeludo é oleoso e as pontas são ressecadas e às vezes duplas.

Etão cuidado na hora de escolher seu shampoo ou fazer algum tratamento, consulte seu cabelereiro para saber qual dos tipos acima é o seu fio e não errar na escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário